Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Capitonidae
 Bonaparte, 1838
Espécie: C. niger

Nome Científico

Capito niger
(Statius Muller, 1776)

Nome em Inglês

Black-spotted Barbet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Capitão-de-bigode-carijó

O capitão-de-bigode-carijó é uma ave da ordem dos Piciformes, da família Capitonidae.
É conhecido também como caboclo-de-bigode, caboclo-velho e roncador.

Nome Cietífico

Seu nome científico significa: do latim capito, caput = cabeça grande, cabeçudo, cabeça; e do latim niger = preto, preto brilhante. ⇒ Cabeçudo preto brilhante.

Características

Mede entre 16 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 41 e 68 gramas.
Fronte e garganta escarlates. O macho apresenta as costas uniformemente pretas, o peito e a barriga amarelos com poucos pontos pretos nas laterais; a fêmea possui costas pretas estriadas de branco, peito e barriga branco-amarelado com diversos pontos e estrias pretas.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Alimentação

Vive aos pares ou em pequenos grupos nos galhos superiores das árvores, examinando cuidadosamente a folhagem em busca de insetos ou alimentando-se de frutos. Ocasionalmente desce ao nível inferior da floresta em busca de arbustos com frutos.

Reprodução

Faz ninho cavando buracos em troncos de árvores mortas, entre 8 e 12 m de altura. Põe geralmente 3 a 4 ovos brancos, uniformes e brilhantes em um colchão de serragem, produzidos pelas próprias aves, no fundo da cavidade do ninho.

Hábitos

É localmente comum na copa de florestas de terra firme (no interior e nas bordas), florestas de várzea e capoeiras altas. É ouvido com frequência, embora dificilmente seja visto. Encontrado aos pares ou em pequenos grupos nos galhos superiores das árvores. Acompanha bandos mistos de frugívoros.

Vocalização: Rouca e compassada, lembrando a do udu, Momotus (canto); “trra-trra”, bem duro e baixo (chamada). Um ou vários machos cantam com a cabeça arqueada para baixo erguendo a cauda a cada nota emitida.

Distribuição Geográfica

Amazônia brasileira, ao norte do rio Amazonas e leste dos rios Branco e Negro até o Amapá, passando pelo norte do Pará. Encontrado também nas Guianas e leste da Venezuela. Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Galeria de Fotos